sábado, 22 de janeiro de 2011

II Encontro de Adultos usuários de Implante Coclear

Neste encontro falamos sobre os tipos de perda auditiva e suas causas.

O sistema auditivo é composto pela Orelha Externa, Orelha Média, Orelha Interna e Córtex Auditivo



Dependendo da região acometida teremos diferentes tipos de perda auditiva:


- Perda auditiva condutiva:
Acometimento na Orelha Externa ou Mádia, como uma rolha de cerumem, imflamaçoes da orelha média, Ossificação da cadeia ossicular (Otosclerose), etc.
Em muitos casos esse tipo de perda auditiva tem caráter reversível, com tratamento medicamentoso ou cirúrgico.

- Perda auditiva Sensorioneural:
Acometimento da Orelha Interna e/ou nervo auditivo. Dano nas células que transmitem o estímulo sonoro ao córtex cerebral para ser identificado e compreendido. Pode dificultar a detecção de sons graves e/ou agudos.

Algumas das causas do déficit auditivo são o envelhecimento (presbiacusia), meningite, rubéola (risco para o feto durante a gestação), uso prolongado de medicamentos ototóxicos, fatores genéticos, etc.

- Perda auditiva Mista:
Quando há comprometimento na Orelha Média e/ou Externa e na Orelha Interna. Como em casos de Inflamação de orelha média crônica (Otite Média Crônica), alguns casos de Otosclerose, etc.

As perdas podem ter diferentes graus:
Perda auditiva leve: 20 a 40 dBNA
Perda auditiva moderada: 41 a 70 dBNA
Perda auditiva severa: 71 a 90 dBNA
Perda auditiva profunda: a partir de 91dBNA


Como detectar: É importante um acompanhamento com o Otorrinolaringologista. Em crianças recém nascidas deve ser realizado o Teste da Orelhinha (Emissões Otoacústicas), em crianças em idade escolar é importante realizar audiometrias periodicamente, pois mesmo uma perda leve pode comprometer a aquisição de alguns sons da fala e até comprometer o processo de aprendizagem da escrita. Em idade adulta procurar o Otorrinolaringologista sempre que houver algum sintoma auditivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário